Chapada dos Veadeiros – Goiás – Brasil

Chapada dos Veadeiros -Goiás – Brasil | o coração das águas brasileiras

Um pouco da História da Chapada dos Veadeiros do Goiás.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | Salto 120m do Rio Preto

Os registros dos primeiros habitantes da região da Chapada dos Veadeiros fazem referência aos índios Avá Canoeiros, Crixás e Goyazes que após a chegada dos bandeirantes começaram a ser extintos.
Em 1592 os Bandeirantes abriram as primeiras trilhas desbravadoras e posteriormente, por volta de 1730 chegaram por aqui os primeiros Bandeirantes em busca de ouro criando-se assim as primeiras vilas e disputas por terras indígenas locais. Em 1926, a região foi atravessada por Coluna Prestes.

Em 11 de janeiro de 1961, o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, através do Decreto n° 49.875, cria o parque, com o nome de Parque Nacional do Tocantins. Sua área original era de 625 mil ha. Com o tempo, parte das terras foi sendo perdida por disputas judiciais com grileiros de terra.
Em 1972, perdendo as terras às margens do rio Tocantins, após o parque adotou o nome atual Chapada dos Veadeiros, com referências a quantidade do animal silvestre, Veados Campeiros.

Chapada dos Veadeiros é um complexo de morros, com altitude entre de 800m a 1.787m acima da altura do mar.
Na altura do Mirante Paralelo 14, a 1676 metros, encontra-se o pico do Pouso Alto, o ponto que conseguimos chegar com maior altitude do Planalto Central do Brasil.

Os 8 municípios que compõem o Complexo da Chapada dos Veadeiros são: Alto Paraíso de Goiás onde se localiza a vila de São Jorge, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás.

Esta esperando o que para conhecer a Chapada dos Veadeiros, o coração das águas brasileiras!?

Confira nossa loja virtual exclusivo de pacotes para a Chapada dos Veadeiros

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping Cart
Scroll to Top